segunda-feira, 9 de maio de 2011

Prefeito Dilermando Cruz Filho


Prefeito Dilermando Cruz Filho

Conta Paulino de Oliveira em seu agradável livro História de Juiz de Fora ter sido a eleição para a prefeitura da cidade no ano de 1947 um dos pleitos mais renhidos e agitado da nossa história. Em boa medida devido ao fato de se estar completando o processo de redemocratização do país, já que faltava apenas, naquela altura, eleger prefeitos e câmaras municipais, após longos quinze anos em que o pais viveu sob poder absoluto de Getúlio Vargas (posteriormente Getúlio voltaria pelo voto direto). Além disso, pela primeira vez na história do Brasil os prefeitos seriam eleitos pelo voto direto.
Estariam ainda os juizforanos elegendo o prefeito do centenário da cidade, fato causador de grande expectativas já que além dos tradicionais festejos, esperava-se dos candidatos plataformas de realizações compatíveis com tão importante data. Nada mais que oito partidos apresentaram chapas completas para vereadores e Juízes de Paz. Três eram os candidatos à prefeitura. Pelo PR (Partido Republicano) era candidato o Dr. Dilermando Cruz Filho, recém-eleito Deputado Estadual e seu vice Dr. Infante Vieira; pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) o Dr. Sílvio de Andrade Abreu e seu vice Pedro Gomes de Oliveira e finalmente apresentados na última hora o engenheiro Deusdedit Salgado e vice Botelho Junqueira pela UDN (União Democrática Nacional).
A apuração foi acompanhada com o maior entusiasmo pelo povo em geral, sendo eleito o Dr. Dilermando com 12.802 votos, em segundo Sílvio de Abreu com 9.515 votos e em terceiro o Eng. Deusdedit Salgado com 2.549 votos.
Na sua gestão, Dilermando Cruz, com grande incentivo do então vereador Fábio Nery, construiu uma escola no Bairro Vila Ideal, que acabou recebendo o nome do prefeito em homenagem à sua iniciativa.
Em 1951 o Dr. Dilermando Cruz renuncia à prefeitura para assumir o cargo de Deputado Federal para o qual fora eleito passando a prefeitura para o seu vice. Ocupou ainda durante a vida o cargo de Secretário Estadual de Vias Públicas.
Médico por formação, exerceu a medicina como funcionário da Polícia Militar de Minas Gerais. Foi ainda industrial do ramo de malharia e colaborador do jornal Correio da Tarde. Faleceu aos 64 anos em 1971 na cidade de Belo Horizonte.

Fonte: Revista comemorativa do Centenário da Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho, Juiz de Fora, 1999.

2 comentários:

  1. Oi,
    Que gracinha o Blog! Parabéns pela iniciativa. Um blog tão rico como esse aproximam os alunos dos professores numa interação maior, divulgam boas idéias e ações e deixa a escola mais linda. Um grande abraço a todos. Gostei muito das poesias, dos murais infantis e do excelente trabalho da rádio (toda escola deveria ter uma rádio). Abraços a todos... Saudades! Cláudia Maria Damasceno (Geografia)

    ResponderExcluir