sábado, 8 de março de 2014

RESULTADO DO PROALFA

A rede pública municipal de ensino em Juiz de Fora atingiu a maior média do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), desde a criação deste instrumento pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). O Proalfa das escolas municipais da cidade referente a 2013, e divulgado na tarde desta quinta-feira, 6, pelo prefeito Bruno Siqueira, em sua conta no twitter, atingiu a proficiência média de 522,3, ou seja, 23,6 a mais do que o valor referente a 2012. Segundo informações oficiais do Governo estadual, esta é a primeira vez que os estabelecimentos municipais de ensino de Juiz de Fora atingem este patamar, representando um grande salto na alfabetização e letramento dos estudantes dos anos inicias do ensino fundamental. 
Outro dado relevante do Proalfa 2013, apontado pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) como um dos importantes ganhos para os alunos de oito anos de idade, é o padrão de desempenho dos estudantes. Em 2013, a porcentagem de alunos no nível "recomendado" foi de 62%, representando um aumento de 12,6% em relação a 2012, quando o índice foi de 49,4%. Em contraponto, o padrão baixo de desempenho dos estudantes caiu de 26,5% em 2012 para 14,7% em 2013. E com relação ao nível intermediário destes alunos, houve uma queda de 3,5%, já que, em 2012, o índice, que era de 24,1%, caiu para 20,6% em 2013. 

Nossa escola obteve um resultado satisfatório visto que a porcentagem do padrão de desempenho do nível intermediário diminuiu de 31.2 para 19.5. Isto quer dizer um aumento no nível recomendado de 48.4 para 61.0. Parabéns aos professores e alunos pela evolução no padrão de desempenho no Proalfa. Estamos no caminho certo!
 

O Proalfa faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), constituindo-se em um instrumento de apuração da alfabetização nas escolas das redes estadual e municipal de ensino de Minas Gerais. Esta avaliação é direcionada a todos os estudantes do terceiro ano do ensino fundamental e aplicada de maneira amostral em turmas dos segundo e quarto anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário