segunda-feira, 12 de maio de 2014


A FESTA JUNINA

A festa junina é um festejo popular que apresenta características da cultura francesa, a quadrilha; chinesa, com os fogos de artifícios; espanhola e portuguesa com a dança das fitas. Esse festejo veio para o Brasil no século XIX.

Foram os portugueses, colonizadores do Brasil, que trouxeram essa festa para nossa cultura, sendo bem aceita pelos negros e índios em virtude de seu caráter alegre e contagiante.

Esse nome foi escolhido devido à sua relação com o calendário pré-gregoriano, onde faziam a festa pagã no dia vinte e quatro de junho, época do solstício de verão, para celebrar a fertilidade da terra e as colheitas de grande fartura.

Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.



                                              Obra da artista plástica Constância Nery-2007


Por quê Festa Junina?Assista o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário