segunda-feira, 6 de outubro de 2014

                                   Projetos na escola


PICOTE-O MENINO DE PAPEL- MÁRIO VALE


O livro e as atividades  me foi indicado pela Professora Terezinha, da Secretaria de Educação. Ele    conta a história de PICOTE, um menino de papel, que tinha vários amigos, dentre eles a cola e a tesoura. Uma noite ele estava na janela e apareceu um disco-voador fazendo piruetas. Este disco-voador bate com um cometa. Uma faísca cai na barriga do PICOTE que vai parar no hospital. Seus amigos, a cola e a tesoura, o consertam e ele fica novinho.

É um livro que atrai as crianças pelas ilustrações e pelo tema implícito: a amizade. Além disso, a história apresenta a estrutura narrativa completa, Portanto, como foi uma experiência que deu certo com a professora citada acima, eu, professora Luzia e professora Milena, ambas do 2º ano, resolvemos desenvolver esse trabalho, e realmente está sendo um momento riquíssimo para nós e para nossos alunos.

A primeira atividade desenvolvida teve como objetivo que os alunos pudessem compreender o significado da palavra picotar e, a partir disso, entender melhor o porquê do nome do menino e das imagens feitas de dobraduras e papéis cortados. Para tal empreendimento distribui as letras da palavra PICOTE em cores diferentes e pedi que eles as recortassem. Enquanto eles estavam realizando a atividade questionei sobre o que eles estariam fazendo e, expliquei que existe uma palavra que possui o mesmo significado de cortar: picotar. Quando eles terminaram de cortar, pedi que organizassem as letras e tentassem montar uma palavra. Com algumas intervenções e a ajuda do aluno que já se encontrava no nível alfabético, os alunos perceberam que era possível montar a palavra PICOTE e, então, sem mais explicações colamos a palavra no caderno.

Em outro dia, para que as crianças sentissem motivação, fiz uma pequena brincadeira: trouxe vários exemplares do livro dentro de uma sacola, pedi que eles apalpassem e tentassem descobrir o que seria aquilo. Após terem descoberto pedi, um a um que fosse retirando um livro da sacola e não abrissem, olhassem somente a capa. Eles logo perceberam que o nome do livro era o mesmo do recorte que eles haviam feito na aula anterior. Após esta brincadeira exploramos outros elementos como o título completo, o nome do autor e da editora. Em seguida fui lendo o livro e eles foram acompanhando passando o dedo sobre a escrita. Fomos também, juntos, observando atentamente as imagens e fazendo comentários.

Na aula seguinte trouxe para a sala um boneco (igual ao do livro) dentro de uma caixa de sapato. Disse para as crianças que era um objeto e os chamei, um a um, para que pudessem olhar dentro da caixa e questionei se eles haviam gostado do que havia dentro. As crianças olhavam e saiam rindo, alegres e admiradas em ver o personagem do livro, o PICOTE dentro caixa. Depois de ter sido revelado o segredo, todos quiseram tocá-lo. O boneco passou de mão em mão, as crianças se encantaram com ele e assim,  PICOTE, passou a ser “mais um aluno” na sala:Foi feito uma votação para decidirem onde o boneco ficaria. Foi decidido então que, passaria dois dias na casa de cada aluno, e junto com ele foi criado um diário onde a criança e a família  registram como foi a passagem de picote por esta casa. Com esse trabalho estamos percebendo o quanto os alunos estão envolvidos e o quanto a história despertou neles o interesse, o prazer com a leitura de livros, o respeito com o que é de uso coletivo. Estamos percebendo ainda, a relação que está sendo criada com o personagem central a escola e a família. 


Texto: Professora Luzia – 2º ano 



Nenhum comentário:

Postar um comentário