Projetos na escola
PICOTE-O MENINO DE PAPEL- MÁRIO VALE
O livro e as atividades
me foi indicado pela Professora Terezinha, da Secretaria de Educação. Ele
conta a história de
PICOTE, um menino de papel, que tinha vários amigos, dentre eles a cola e a
tesoura. Uma noite ele estava na janela e apareceu um disco-voador fazendo
piruetas. Este disco-voador bate com um cometa. Uma faísca cai na barriga do
PICOTE que vai parar no hospital. Seus amigos, a cola e a tesoura, o consertam
e ele fica novinho.
É um livro que atrai as crianças
pelas ilustrações e pelo tema implícito: a amizade. Além disso, a história
apresenta a estrutura narrativa completa, Portanto, como foi uma experiência
que deu certo com a professora citada acima, eu, professora Luzia e professora
Milena, ambas do 2º ano, resolvemos desenvolver esse trabalho, e realmente está
sendo um momento riquíssimo para nós e para nossos alunos.
A primeira atividade desenvolvida
teve como objetivo que os alunos pudessem compreender o significado da palavra picotar e, a partir disso, entender
melhor o porquê do nome do menino e das imagens feitas de dobraduras e papéis
cortados. Para tal empreendimento distribui as letras da palavra PICOTE em
cores diferentes e pedi que eles as recortassem. Enquanto eles estavam
realizando a atividade questionei sobre o que eles estariam fazendo e,
expliquei que existe uma palavra que possui o mesmo significado de cortar: picotar. Quando eles terminaram
de cortar, pedi que organizassem as letras e tentassem montar uma palavra. Com
algumas intervenções e a ajuda do aluno que já se encontrava no nível
alfabético, os alunos perceberam que era possível montar a palavra PICOTE e,
então, sem mais explicações colamos a palavra no caderno.
Em outro dia, para que as
crianças sentissem motivação, fiz uma pequena brincadeira: trouxe vários
exemplares do livro dentro de uma sacola, pedi que eles apalpassem e tentassem
descobrir o que seria aquilo. Após terem descoberto pedi, um a um que fosse
retirando um livro da sacola e não abrissem, olhassem somente a capa. Eles logo
perceberam que o nome do livro era o mesmo do recorte que eles haviam feito na
aula anterior. Após esta brincadeira exploramos outros elementos como o título
completo, o nome do autor e da editora. Em seguida fui lendo o livro e eles
foram acompanhando passando o dedo sobre a escrita. Fomos também, juntos,
observando atentamente as imagens e fazendo comentários.
Na aula seguinte trouxe para a
sala um boneco (igual ao do livro) dentro de uma caixa de sapato. Disse para as
crianças que era um objeto e os chamei, um a um, para que pudessem olhar dentro
da caixa e questionei se eles haviam gostado do que havia dentro. As crianças
olhavam e saiam rindo, alegres e admiradas em ver o personagem do livro, o
PICOTE dentro caixa. Depois de ter sido revelado o segredo, todos quiseram
tocá-lo. O boneco passou de mão em mão, as crianças se encantaram com ele e
assim, PICOTE, passou a ser “mais um
aluno” na sala:Foi feito uma votação para decidirem onde o boneco ficaria. Foi
decidido então que, passaria dois dias na casa de cada aluno, e junto com ele
foi criado um diário onde a criança e a família
registram como foi a passagem de picote por esta casa. Com esse trabalho
estamos percebendo o quanto os alunos estão envolvidos e o quanto a história
despertou neles o interesse, o prazer com a leitura de livros, o respeito com o
que é de uso coletivo. Estamos percebendo ainda, a relação que está sendo
criada com o personagem central a escola e a família.
Texto: Professora Luzia – 2º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário